Quem Somos
A Associação Anhumas Quero-Quero (AAQQ) é fruto da fusão de duas Associações de mesmo fim que já atuavam na cidade de Campinas.
A Associação Projeto Quero-Quero, existia desde 2001 para atender a zona sul da cidade de Campinas.
A Associação Projeto Anhumas estava em funcionamento desde 2005 para atender a zona leste de Campinas.
Anhumas e Quero Quero são aves emblemáticas cuja associação descreve com certeza o propósito inicial que inspirou os iniciadores de uma obra que pretende se tornar referência no tratamento da vulnerabilidade e o risco social.
Anhuma é uma ave “sentinela da floresta” avisam quando algum estranho se aproxima. Arisca, chega a espantar uma boiada e alerta animais sobre a presença de caçadores. Sua característica mitológica é uma espécie de chifre que se projeta do crânio como se fosse uma antena – daí a lenda de que a anhuma capta os sinais de perigo e faz alerta.

O Quero Quero é muito estimado pelos fazendeiros, por ser o "vigia" das fazendas, funciona como sentinela dos lugares onde habita, alertando para qualquer alteração na sua área. Qualquer barulho ou intruso é logo denunciado pela gritaria. Ataca protegendo sua cria quando alguém se aproxima.
Projeto Núcleo Educacional e Profissionalizante
No dia 02 de dezembro de 2013 publicou-se no Diário Oficial de Campinas o Decreto nº 18.174 que permite o uso de bem público Municipal à Associação Anhumas Quero-Quero de um terreno de 2 mil m² localizado na Rua Dr. Luiz Paolieri no Parque São Quirino.
A Associação Anhumas Quero Quero atua desde 2008 com crianças jovens e adultos em situação de risco e vulnerabilidade. Nesses anos de atuação e presença na comunidade foi possível identificar pontos críticos que impedem que o trabalho feito gere impactos positivos, duradouros e de longo prazo na comunidade atendida.
O objetivo do Núcleo é ser um espaço para ancorar programas de aprendizagem pratica e vivencial nas várias áreas, com destaque para tecnologia e cultura, promovendo inclusão social por meio de ações socioeducativas, cidadania, mediação para acesso e integração ao mundo do trabalho. O foco será o empoderamento dos jovens como forma de fortalecer seus potenciais e habilidades.
Necessidades atuais:
- Finalizar a obra (fases 1).
- Construir a casa do caseiro (zelador).
- Comprar mobiliário e equipamentos.
- Manutenção inicial de duas oficinas profissionalizantes, de informática/tecnologia e gastronomia.
Apoie esse projeto!
Gostaria de apoiar a construção de nosso Núcleo Educacional? Entre em contato conosco!