Unidade Anhumas: (19) 3256.0699 |  | Unidade Quero Quero: Fone: (19) 3254.4003 | Núcleo Cultural e Educacional: (19) 3365-5983 | 99923-6169

Estrutura da AAQQ

A AAQQ é uma Organização da Sociedade Civil – OSC, que segue as orientações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil- OSC.

Para atender os processos administrativos, financeiros e de serviço social , a AAQQ definiu uma estrutura que atende a um Sistema formal de gestão para assegurar o eficaz funcionamento da organização.

A AAQQ, está estruturada para uma Gestão participativa que está representada por um Cone invertido no qual a parte mais larga e aberta representa os atendidos e suas famílias do território onde atua e Associados e fundadores da Organização.
Ao longo do cone estão os educadores , colaboradores e Assistentes sociais, as Gerências específicas por tipo de Atividade e no vértice do cone os Conselhos de Administração, Conselho Fiscal e Assembléia de Associados.

Ambiente

Cone

Governança

A Governança está constituída

  • pelo Conselho de Administração que exerce funções estratégicas e é responsável pelo Plano estratégico da organização
  • O Conselho Fiscal que verifica a atuação administrativa e financeira do Conselho de Administração.

As Gerências - Estrutura Operacional

  • As gerências elaboram seu planejamento e conduzem as atividade de acordo com o Plano estratégico elaborado pelo Conselho de Administração

As Gerências atuam de forma matricial, gerenciando cada grupo de colaboradores verticalmente e executando o serviço de atendimento e elaboração de projetos transversalmente.

Planejamento Estratégico

Elaboração 2017-2020

Diagnóstico Social

Ref. Secretarias de Assistência Social da PMC- A AAQQ atua em áreas de vulnerabilidade social e psicológica na região metropolitana de Campinas e inserida nas duas regiões consideradas pelo RIS (Relatórios de Informações Sociais – Município) de maior risco social a Sul e Leste, pela sua abrangência e por estarem instaladas bem próximas as regiões com um alto poder aquisitivo, contrastando com regiões insalubres, de baixo poder aquisitivo, em sua maioria sem acesso a comodidades, como espaços e tecnologia para estudos domiciliares. A distribuição da população de alta e muito alta vulnerabilidade, por Distrito de Assistência Social (DAS) apresenta maior concentração nos DAS Sul e Leste, representando 26,4% e 21,2% respectivamente, do total da cidade. Ou seja, quase metade da população campineira em alta ou muito alta vulnerabilidade se encontra entre as regiões sul e leste do Município.

 

Linhas Gerais

O Plano estratégico 2017- 2018 prevê a organização e estruturação da Organização, de forma a tornar as atividades da ONG menos dependentes de pessoas,  para garantir permanência e futuro.

 Isto significa:

  1. Definição clara da área de atuação (o negócio),
  • Atuação, na forma de parcerias com a Prefeitura e organizações privadas, em um processo continuado de educação não formal junto a crianças , adolescentes e suas famílias em condição de risco e vulnerabilidade social.

 

2. Tipo de atividade que é competente ou poderia adquirir competência para desenvolver .Missão, e uma Visão de futuro, inspirador.

3. Um sonho, a médio prazo, de parcerias continuadas para sustentabilidade.

4. Um sonho, a longo prazo, para auto sustentabilidade.

5. Buscar uma estrutura organizacional que permita continuidade dos processos que fossem assumidos.

6. Definição clara de funções que permitam contratar e avaliar os colaboradores em seus cargos e atividades.

7. Ampliação do conhecimento estratégico das gerências através de treinamentos, “coaching”,e reuniões.

8. Procura da implantação de sistema informatizado de gerenciamento integrado

9. Comunicação integrada com marketing efetivo

10. Envolvimento voluntário, más profissional, do Conselho nos negócios estratégicos da ONG